Políticos preparam 1a eleição
29/03/2011
Capivari de Baixo e Sangão completam na quarta-feira 19 anos de emancipação, mas a partir do próximo ano devem perder o posto de municípios mais novos da Amurel, com a realização da primeira eleição e a instalação de Pescaria Brava, emancipada de Laguna. E de olho na futura prefeitura e Câmara, os partidos políticos se movimentam nos bastidores. Afinal, há vários aspectos que precisam ser resolvidos antes do pleito.
A discussão sobre a emancipação arrasta-se há alguns anos. O plebiscito foi realizado em 2003, mas a lei estadual que possibilitava a criação de municípios foi questionada e só em 2009 o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pelo arquivamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) e, assim, deu ganho de causa aos municípios. Logo em seguida, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu que a primeira eleição deveria acompanhar o calendário eleitoral municipal, ou seja, somente em 2012.
Com a aproximação das eleições municipais, as lideranças políticas das 14 comunidades que irão compor o município de Pescaria Brava e mesmo de Laguna começam a articular a criação de estruturas que possibilitem a realização da eleição. Entre os partidos políticos, o PMDB deve criar, em breve, um subdiretório para organizar os possíveis candidatos. Nos bastidores é dado como certa a candidatura do vereador de Laguna Deivysson de Souza (PMDB), há possibilidade de o PP e de PT também lançarem candidatos a prefeito coligados com outros partidos ou mesmo resolvam coligar entre eles.
Fonte: Central de Jornalismo Stylo FM
Indique esta notícia