Brasil deve aumentar exigência de índice de nacionalização de carros a partir de 2013
26/10/2011
As montadoras que atuam no Brasil terão de aumentar a quantidade de componentes nacionais a partir de 2013, disse nesta terça-feira o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Segundo ele, o índice de nacionalização de 65% será ampliado quando o novo regime tributário para o setor automotivo entrar em vigor. O regime, que está sendo discutido com o setor, deve substituir o reajuste do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos de fora do Mercosul e do México instituído por decreto em setembro e que vigora de 15 de dezembro até o fim de 2012.
O ministro também informou que as fábricas que estão chegando ao país podem ter prazo mais longo para se adaptar ao percentual exigido. Esse incentivo, no entanto, só valerá quando o novo regime ficar pronto.
Para ter direito ao incentivo, informou Mantega, os fabricantes que se instalarem no Brasil devem executar a maior parte das etapas de produção no país, em vez de apenas trazer peças prontas do Exterior para montar aqui. Atualmente, as montadoras têm de cumprir pelo menos seis de 11 fases de produção no Mercosul para fugir do IPI maior.
Fonte: Central de Jornalismo Stylo FM
Indique esta notícia